quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Ja começaram as dinamizações

Fui a primeira a dinamizar...Para a primeira vez, não correu mal...senti algumas dificuldades, nomeadamente porque são 25 crianças comparada com as 13 do ano passado é uma grande diferença. Foi por vezes complicado mante-las motivadas sobre o que estavam a fazer e principalmente mante-las atentas e participativas na conversa da roda. Admiro muito a minha educadora que com um simples olhar consegue captar a atenção das crianças. Dinamizar três dias é totalmente diferente do que eu estava habituada. Permite-me gerir o tempo de outra forma e respeitar mais o tempo de cada criança. Começamos a trabalhar por projecto, ou melhor por dizer que trabalhamos por projecto...Isto é, as crianças vão acabar por não escolherem o que querem fazer e o que querem investigar...Nem quero pensar muito nisso...Mais uma vez vai contra os meu princípios da educação pré-escolar, e cada vez me desilude mais quando ouço profissionais da educação me dizer que podemos levar as crianças a escolherem o que queremos que elas façam.A criança deveria ter autonomia para escolher o que quer fazer de forma a integrarmos uma aprendizagem atraves da acção. Ainda estou a estagiar, por isso vou guardar estas reflexões para quando, e se um dia, for uma educadora a sério...

Sem comentários: